Câncer de Mama: Conscientização e Prevenção Durante o Outubro Rosa

 O Outubro Rosa é um movimento que tem como objetivo alertar a todos a respeito do câncer de mama e da importância de um diagnóstico precoce, compartilhar informações, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento. Esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres em todo o Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas. Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. 

O autoexame previne a doença?

O exame das mamas é realizado pela própria mulher apalpando os seus seios. O autoexame auxilia no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. 

Ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar. Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.






Texto escrito por Mariene Fortunato, Coordenadora de Medicina Ocupacional da Prev&Seg.

Comentários

Postagens mais visitadas