Programa de Conservação Auditiva (PCA).





Programa de Conservação Auditiva (PCA).

Quais medidas de controle de ruído você tem adotado em sua empresa? As medidas de controle adotadas são eficazes?

Para que possamos verificar a eficácia das medidas de controle adotadas para prevenção de perda auditiva, precisamos saber se as perdas auditivas são ocupacionais ou não, quem são as pessoas que apresentaram estes resultados, em que funções trabalham, e a partir de quando começaram a ter o agravamento, ou seja, precisamos que seja feito o gerenciamento audiológico e controle médico, com estabelecimento do nexo ocupacional e diagnóstico evolutivo, ações estas que devem estar contidas em um Programa de Conservação Auditiva (PCA).

A Norma Regulamentadora 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), estabelece que quando a dose de ruído ultrapassar 50% (80 dB(A)), é necessária ações de monitoramento periódico da exposição, informação aos trabalhadores e controle médico. 

A Norma Regulamentadora NR 7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) – estabelece as diretrizes e os parâmetros mínimos para a avaliação e o acompanhamento da audição em trabalhadores expostos a níveis de pressão sonora elevados por meio da realização de exames audiológicos de referência e sequenciais, fornecendo parâmetros para a classificação das perdas auditivas.

A NR 7 estabelece que, quando existem indicativos sugestivos de desencadeamento ou de agravamento de perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados, o médico coordenador do PCMSO, ou o encarregado pelo mesmo do exame médico, deverá participar da implantação, do aprimoramento e do controle de programas que visem à prevenção da progressão da perda auditiva do trabalhador acometido e de outros expostos ao risco.

O Anexo 2 da Ordem de Serviço INSS/DAF/DSS nº 608 de 05/08/1998 indica que, para exposições a níveis de pressão sonora elevados, a empresa deve organizar sob sua responsabilidade um Programa de Conservação Auditiva.

Diante deste quadro fica claro a importância da elaboração e implantação do PCA, para que assim possamos verificar as causas das perdas auditivas, identificando onde e quais medidas de controle estão sendo falhas ou a comprovação das medidas de controle que estão sendo eficazes, e a indicação de novas e melhores medidas de controle.

Procure a PREVESEG Assessoria em Medicina e Segurança do Trabalho e faça um orçamento para fazer o PCA de sua empresa.

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